O Centro Nacional de Treinamento em Armazenagem – CENTREINAR, desde a sua criação em 1975, promoveu o treinamento de mais de 20.000 pessoas, não só em sua sede, como também em outros municípios, estados e países como no Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Costa Rica, Colômbia, Bolívia, Moçambique e EUA.

O CENTREINAR oferece cursos em todos os níveis, incluindo o treinamento de pessoal de nível elementar até o nível superior. Os cursos são oferecidos tanto em Viçosa, MG como nas unidades armazenadoras das empresas que solicitam treinamento próprio.

O CENTREINAR conta com uma equipe de instrutores altamente especializada. É uma equipe que vem atuando no treinamento do pessoal ligado ao setor de armazenamento desde a década de 70. Uma boa parte desses instrutores realizaram curso de doutorado no exterior e atuam no desenvolvimento de pesquisa ligada ao setor de armazenamento, o que faz com que estejam sempre atualizados.

Nesses praticamente 40 anos de atuação no treinamento, o CENTREINAR desenvolveu um material didático próprio. Esse material é constantemente atualizado pela sua equipe de instrutores.

O CENTREINAR é uma instituição sem fins lucrativos e tem uma estrutura bastante enxuta. Isso faz com que os treinamentos oferecidos pelo Centro tenham preços bastante acessíveis quando comparado com o preço de cursos oferecidos por outros setores da economia.

É importante salientar que hoje em dia treinamento não é custo e sim um investimento para as empresas. O capital humano da empresa é que faz diferenciá-la das demais. Em um mundo cada vez mais competitivo e cada vez mais preocupado com aspectos de qualidade dos produtos, ter pessoal treinado é condição indispensável para se manter ativo no mercado.

Pesquisa Aplicada

De acordo com seu estatuto, um dos objetivos do CENTREINAR é formular bases para utilização de equipamentos de preparo e manuseio, de forma a causar o mínimo de dano ao produto durante o processamento, formando mão-de-obra capacitada para operá-lo, através de programas específicos de pesquisa aplicada e de testes de equipamentos. No período de 1975 a 1994, de atuação o CENTREINAR desenvolveu uma série de projetos de pesquisas financiados por órgãos governamentais e por empresas privadas. A partir de então, os trabalhos de pesquisa na área de pré-processamento e armazenamento de produtos agrícolas têm sido desenvolvidos pela Área de Armazenamento do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa. Os trabalhos de Pesquisa Aplicada são desenvolvidos com base nas demandas do setor de pré-processamento e armazenamento de produtos agrícolas.

Video demonstrativo do espaço e sobre cursos do CENTREINAR

Segue nosso vídeo explicativo de alguns cursos que oferecemos em nossa sede! Assista para conhecer nosso espaço de treinamento e o que abordamos em cada curso!

Locação da sala de aula para eventos

O CENTREINAR - Centro Nacional de Treinamento em Armazenagem está disponibilizando sua sala de aula para locação de eventos (cursos, mini-cursos e palestras). O valor cobrado é de R$ 300,00. No caso de estudantes que forem realizar cursos ou mini-cursos, fornecemos também os certificados com registro pelo CENTREINAR, já incluso também neste valor cobrado. A sala de aula tem capacidade para 46 pessoas. Temos data show e computador para utilizarem no evento escolhido. 

Testes de Equipamentos

O CENTREINAR realiza testes de equipamentos como por exemplo determinadores de umidades, germinadores, secadores de grãos e demais equipamentos utilizados no pré-processamento e armazenamento de produtos agrícolas. Esses trabalhos são desenvolvidos com base em normas técnicas ou em procedimentos devidamente comprovados. Os trabalhos são conduzidos de acordo com a demanda do mercado, para isso, o CENTREINAR utiliza o corpo de docentes e técnicos da Universidade Federal de Viçosa.

Assessoria e Consultoria

O CENTREINAR realiza trabalhos de Assessoria e Consultoria tanto para órgãos governamentais como para empresas privadas. Para realizar esses trabalhos, o CENTREINAR utiliza o corpo de docentes e técnicos da Universidade Federal de Viçosa, além de pessoal especializado de outras instituições. Dentre os trabalhos Assessoria e Consultoria que podem ser realizados pelo CENTREINAR pode-se destacar:

  • projetos de unidades armazenadoras;

  • realização diagnósticos visando idenficação de problemas associados ao pré-processamento e armazenamento de produtos agrícolas;

  • realização de trabalhos visando à otimização de processos;

  • e atendimento às demandas específicas do setor de armazenamento